sábado, 15 de junho de 2019

WISOL LoRa acessando EVERYNET

WISOL LoRa acessando a rede pública LoRaWAN da American Tower / EveryNet


O objetivo deste BLOG é demonstrar o básico que se deve saber para a conexão do KIT LoRa da WISOL baseado no LOM204A02 com a rede LoRaWAN da American Tower / EveryNet

ATENÇÂO: PARA UTILIZAR SERVIÇOS DA EVERYNET, CONTATE E PEÇA OS BROKERS.

A American Tower é uma multi nacional presente em mais de 16 paises, com de 160.000 sites no mundo onde ela aluga espaço para as operadoras colocarem suas torres celulares e rádios. No Brasil ela possui mais de 19.000 sites, tendo uma ampla presença geográfica. Ela decidiu de forma pioneira no Brasil lançar uma rede LoRaWAN junto com a EveryNet, de forma a permitir o avanço do IoT.


O cliente que tem um produto que siga o padrão LoRaWAN pode contratar o serviço de dados da American Tower / EveyNet de forma a se preocupar somente com seus devices e aplicação, sem ter que se focar na infra-estrutura e gateways.

ATENÇÃO


Certifique-se que o firmware rodando no KIT LOM204A02 esteja com a opção para executar LoRaWAN. Compile o projeto KEIL da WISOL com a função int main() igual abaixo,


#if 1 int main(void) { Start_Init(); setClass( 0 ); // Set CLASS A mode. JOIN_START(); // Join srart // This function calls not only OTAA but also ABP while(1) { CLI_Command_Process(); // To receive CLI command through serial port(UART) API_MODE(); // Run LoRa protocol. } } #endif









OTAA

• Vantagem: a rede gera e envia as chaves de criptografia; isto torna mais seguro. Devido ao maior nível de segurança, o OTAA é o método mais utilizado em IoT / LoRaWAN. 

• AppEUI: Este é um identificador de aplicativo exclusivo usado para agrupar objetos. este
endereço, 64 bits, é usado para classificar os dispositivos periféricos por aplicação. Essa configuração pode seja ajustado. 

• DevEUI: Este identificador, configurado de fábrica, torna cada objeto único. Em princípio, esta
configuração não pode ser ajustada. 

• AppKey: esta é uma chave secreta compartilhada entre o dispositivo periférico e a rede. É usado para determinar as chaves da sessão. Essa configuração pode ser ajustada.

Concentre-se na OTAA 

O Servido de Rede é o componente de software encarregado de estabelecer uma conexão com os objetos e gerenciando o núcleo da rede. Durante a conexão OTAA, e supondo que o dispositivo esteja autorizado a conectar-se a rede, a rede troca chaves de criptografia específicas da sessão com o núcleo da rede. O Servidor de Rede então aloca informações específicas para a sessão e as envia para o aparelho periférico:

DevAddr: Endereço lógico (equivalente a um endereço IP) que será usado para todos comunicação subseqüente.

NetSKey (chave de sessão de rede): chave de criptografia entre o objeto e o operador usado para transmissões e para validar a integridade das mensagens. 

•   AppSKey (chave de sessão do aplicativo): chave de criptografia entre o objeto e operador (através da aplicação) utilizado para as transmissões e para validar a integridade das mensagens

1.1 Entrando na EveryNet

Passo 1: Cadastre-se uma conta de usuário no servidor EveryNet, em https://ns.atc.everynet.io




1.2 Adicionar um dispositivo EndDevice LoRaWan


Esta seção mostra como adicionar um dispositivo EndDevice LoRaWAN à rede LoRaWAN e ver os dados pelo web site da EveryNet

Usamos o LOM204A02 como um dispositivo de referência - a configuração para outros dispositivos LoRaWAN será semelhante.

Passo 1​: Criar uma definição de dispositivos no EveryNet

Três códigos são necessários para definir o dispositivo no EveryNet: 

Device EUI - código de identificação único para um dispositivo em particular. 
Application EUI - código de identificação para um aplicativo definido no Everynet. 
Application key - Chave exclusiva para proteger as comunicações com um dispositivo em particular.

Um conjunto destes códigos são armazenados em cada dispositivo pelo fabricante como os códigos padrão para esse dispositivo particular. Cada dispositivo é fornecido com uma etiqueta com o EUI dispositivo padrão como mostrado abaixo.



Nota: Você pode ser capaz de alterar estes códigos em um dispositivo usando uma instalação de configuração do dispositivo, por exemplo o LOM204A02 utiliza um acesso porta série e uma série de comandos AT. Alterar os códigos podem ser necessárias no caso em que você tem que usar os códigos atribuídos por um servidor WAN Lora.

Para o servidor EveryNet, você pode usar os códigos estabelecidos no dispositivo como no exemplo a seguir. 

Pressione o sinal de + para abrir a tela abaixo e adicionar device!





Mude para Activation para OTAAEncryption para NS








Dicas


Device EUI – copie e cole de seu módulo
Application EUI – deixe o sistema gerar

Application keydeixe o sistema gerar

Nota-se que há uma APP EUI já criado por EveryNet, mas esta não é a definida no dispositivo. Para adicionar o APP EUI do dispositivo LOM204A02, selecione​ApplicationEUI​ e ApplicationKey​ no aplicativo LoRAWAN_GUI_CUSTOMER (CLI), em seguida, insira o código necessário. Pode ser Hardcoded depois no projeto feito no KEIL C.


Introduzir os códigos ApplicationEUI e ApplicationKey obtidos do site da EveryNet e SET para cada um.






Passo 2: Ligar dispositivo LOM204A02 e vai juntar-se automaticamente a rede EveryNet. 

Depois de ingressar com sucesso, ele vai começar a fazer upload de mensagens para a EveryNet. Selecione a guia Dados e você vai ver os dados que aparecem no painel.

Note que isso pode levar algum tempo para que os dados do dispositivo para aparecer no visor EveryNet.

Dados são mostrados no final da página






Band

Repetindo

Dentro da EveryNet você vai obter o APPLICATION EUI e APPLICATION KEY os quais deve ser cadastrados no módulo LoRa antes de realizar o JOIN, via aplicativo "Lora Wan Gui" ou fazer hardcoded ou via terminal (host) com comandos CLI na UART5.


ABP

O módulo possui um dispositivo EUI.
Este é um número único e é fornecido pela WIsol. Você não pode modificá-lo.
Use o comando LRW 3F para verificar isso.

Se você usa o modo OTAA

Você deve informar a EveryNet deste dispositivo EUI e obter o aplicativo EUI e o Application KEY.
E, em seguida, insira o aplicativo EUI e o Application KEY usando o comando CLI (LRW 33, LRW 51)

Se você usar o modo ABP

O endereço do dispositivo (device address) é fornecido pelo fabricante ou pela EveryNet. E a ID da Rede, a Chave da Sessão da Rede e a Chave da Sessão do Aplicativo são fornecidas pela EveryNet. E, em seguida, insira esses números usando o comando CLI (LRW 65, LRW 66, LRW 67, LRW 68)

Este modo não possui processo de JOIN.


Questoes: suporte@smartcore.com.br


FONTES: 

https://ns.atc.everynet.io/devices

https://loja.smartcore.com.br/pagina/datasheet-documentacao-de-produtos.html


Sobre a SMARTCORE

A SmartCore fornece módulos para comunição wireless, biometria, conectividade, rastreamento e automação.
Nosso portifólio inclui modem 2G/3G/4G/NB-IoT/Cat.M, satelital, módulos WiFi, Bluetooth, GNSS / GPS, Sigfox, LoRa, leitor de cartão, leitor QR code, mecanismo de impressão, mini-board PC, antena, pigtail, LCD, bateria, repetidor GPS e sensores.
Mais detalhes em www.smartcore.com.br